26 de agosto de 2009

Ícones do design

Luminária pendente Zettel’s
A imaginação e criatividade do alemão Ingo Maurer parece não ter limites. Prova é a luminária Zettel’s, de 1998, feita de papel arroz, aço e vidro. A criação faz uma releitura dos lustres de cristal; só que nesse caso os pingentes são substituídos por folhas de papel com poemas, desenhos e aforismos em diferentes línguas. O centro da peça traz um bulbo de luz que se encaixa no cilindro de aço central. Ao redor dele ficam as hastes de aço com os papéis grampeados nas extremidades, semelhante a um móbile. O melhor da festa é a interatividade. O conjunto traz 31 folhas de papel impressas e outras 49 em branco, para você mesmo completar. Desde 1966, Ingo Maurer projetou mais de 150 diferentes variações de luminárias. Sua primeira criação integra hoje a coleção do acervo de design do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). As luminárias são projetadas por sua própria companhia, a Ingo Maurer GMBH, localizada em Munique, e estão disponíveis em 120 lojas pelo mundo. A peça diferenciada pode ser encontrada na La Lampe.
Poltrona Egg
O móvel foi criado em 1958 pelo arquiteto e designer Arne Jacobsen para o lobby do Royal Hotel (hoje Radisson SAS Royal Hotel), em Copenhagen, também de sua autoria. Ela recebeu esse nome por seu corte volumétrico, semelhante a um ovo. De formas orgânicas, a cadeira contrastava com a arquitetura racionalista de traços retos e fortes do hotel. Para esta obra, aliás, o designer não apenas desenhou o mobiliário mas também toda a linha de tecidos, maçanetas, talheres e torneiras. Hoje, quem estiver na cidade e quiser voltar ao tempo poderá reservar o apartamento 606. Ele é o único que conserva o design e o mobiliário original de Arne Jacobsen, exatamente como era em 1960, quando o hotel foi inaugurado. Em 2008, a Ovo comemorou seus 50 anos e 999 cadeiras foram reeditadas pela empresa dinamarquesa Fritz Hansen. Arne dirigiu seu estúdio de arquitetura de 1930 até sua morte, em 1971. Seus projetos conciliam conforto, simplicidade, funcionalidade e elegância e têm a natureza como fonte de inspiração. À venda na Forma. Preço sob consulta.
Sofá Moon System
A sinuosidade do sofá Moon System combina estética e ergonomia. Sua criadora, a arquiteta iraniana Zaha Hadid, é um dos maiores expoentes da arquitetura escultural da atualidade e a única mulher que ganhou o concorrido Prêmio Pritzler, considerado o Oscar da arquitetura. Sua obra se caracteriza pelas assimetrias e pelas estruturas labirínticas. O conceito do Moon System, criado nos anos 90 para a italiana B&B, tem uma só forma, que contém encosto, assento e braços, como se fossem esculpidos num só bloco. O melhor lugar da Moon System é no centro de uma sala, onde suas fluidas e expressivas curvas possam ser admiradas sempre de novos pontos de vista. O sistema fica completo com o descanso para os pés, que pode ser encaixado no estofado. No Brasil está à venda na Atrium. Preço sob consulta.
Por Beatriz Marques Dias / Especial Casa e Jardim - Vida Moderna.

0 comentários:

Postar um comentário