21 de março de 2009

Isso é Design criativo!

Cadeiras e poltronas ganham formas, estilos e roupagens cada vez mais diferentes para compor os ambientes da casa. Os designers de móveis, antenados com a contemporaneidade, estão sempre procurando reinventar o visual dessas peças para a hora do descanso ou de uma conversa relaxada no lar. Quem curte decorar os ambientes da casa com móveis diferentes, pode contar com opções de cadeira curiosas, feitas com trapos de bolsa, troncos de árvore e até com alumínio de avião. O preço de tanta criatividade varia algo em torno de R$ 1,5 mil à R$ 36 mil.

As cadeiras da marca holandesa Droog, lançadas recentemente no Brasil pela Decameron Design, traz criações divertidas e irreverentes. Uma das novidades da marca é a Rag Chair, cadeira assinada por Tejo Remy. A peça é feita com 15 camadas de bolsas em trapo de tecido. O material, sobreposto, dá um resultado colorido e bem diferente. Quem quiser pode ainda reciclar as roupas que ficam esquecidas no armário para incluir no design da peça. Só resta ao cliente saber se a doação vai reduzir - e em quanto - o preço do móvel, um dos mais caros da coleção.

Quem quiser moldar a sua própria cadeira, pode optar pela Do Hit, um cubo que deve ser transformado em cadeira com marteladas, dadas no objeto pelo próprio cliente. Os troncos de árvore também podem servir de assento. Para a Droog, basta colocar a imaginação em prática para que os encostos de cadeira sejam acoplados à base de uma árvore em seu formato natural.

E as novidades não param por aí. Na Mecanne, a cadeira Flap, confeccionada em alumínio de avião, compõe a nova coleção de móveis do designer e proprietário da loja Sérgio Fahrer. Além do desenho moderno, este lançamento tem boa resistência e é um material não prejudicial ao ambiente. O alumínio é um material que jamais foi usado em mobiliário e é reciclável. Eu me preocupo muito com a questão ecológica e por isso sempre busco trabalhar com elementos pensando em sua reciclagem. Design, para mim, é a busca por novos materiais e não apenas por desenhos diferentes. O alumínio que usamos tem quatro milímetros de espessura e é o mesmo usado nas asas dos aviões. Essa cadeira pode receber inúmeros revestimentos, inclusive de madeira - diz Sérgio Fahrer.

0 comentários:

Postar um comentário