CANIVETE SUÍÇOO O suíço Karl Elsener, fundador da Victorinox, resolveu fabricar uma faca de bolso em 1891, após descobrir que aquelas fornecidas ao exército de seu país eram fabricadas na Alemanha. Impulsionado pelo patriotismo, começou a trabalhar nas "Soldier's Knifes", ou facas de soldado, predecessoras da famosa "Swiss Army knife", o popular canivete suíço. O primeiro protótipo, vendido ao exército, tinha um cabo de madeira e continha uma lâmina, uma chave de fenda, um abridor de latas e um perfurador. Em 1896, Elsener aperfeiçoou o equipamento, acrescentando mais uma lâmina e um saca-rolhas.
GARRAFA DA COCA-COLA Quando a garrafa da Coca-Cola foi criada, a bebida já era popular. Ela foi desenvolvida justamente para diferenciá-la das de imitadores. Uma competição para criar um novo design aconteceu em 1915. Os fabricantes queriam uma garrafa que fosse reconhecida até quebrada e que seu formato fosse identificável pelo toque. O vencedor foi Earl R. Dean, da Root Glass Company, do estado de Indiana, nos EUA. Ele se inspirou em uma semente de cacau.
MOTOS HARLEY DAVIDSON A mística da Harley a fez representante de um estilo de vida. Muito mais do que imaginava William S. Harley quando, em 1901, produziu sua primeira bicicleta motorizada. O diferencial da Harley começa no motor de dois cilindros em V, que produz um som característico na aceleração, e continua no design robusto. Aliando isso à publicidade, nasceu o mito da moto que continua atual mesmo com seu design retrô para os padrões de hoje.
O primeiro Zippo foi produzido em 1933 por George G. Blaisdell, e tornou-se popular entre o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. O motivo do sucesso foi mais a funcionalidade do que a estética. Por ser a prova de vento e manter-se aceso mesmo sob más condições do clima, conquistou a preferência não só dos militares, como de mochileiros e aventureiros de todo tipo. A estabilidade do fogo produzido pelo Zippo vem do seu design e da medida certa de abastecimento do combustível.
BARBEADOR BRAUN Unindo design minimalista e simples com a conveniência (podia ser usado em diferentes tipos de voltagem), o barbeador elétrico da alemã Braun tornou-se o pai dos aparelhos desse tipo em 1958, quando foi lançado pelos irmãos Arthur e Erwin Braun. Seu diferencial era um sistema de lâminas que corriam para frente e para trás atrás de uma grade de metal, por onde o pelo passava e era cortado. Os fios ficavam dentro do próprio aparelho, sem fazer sujeira.
RELÓGIOS SWATCH Lançados em 1983, na Suíça, ganharam popularidade graças a uma forte campanha de marketing, preços baixos e um estilo considerado ousado, moderno, jovial e divertido. Duas grandes sacadas da empresa foram simplificar, reduzindo os componentes do relógio de 91 para 51, e incorporar pioneiramente desenhos concebidos por artistas, conferindo uma certa sofisticação a um produto relativamente popular.
Fontes: Cláudio Sampaio, pesquisador do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR; Frederick van Amstel, fundador do Instituto Faber-Ludens de Design de Interação; Computerarts.co.uk; designboom.com; How Stuff Works e Wikipedia; http://revistagalileu.globo.com por Juliana Tiraboschi.
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